Prof. Dr. Sérgio Gonçalves opina sobre a CONCESSÃO FLORESTAL anunciada pelo governador Wilson Lima

Opinião do BLOG

Acompanhei a entrevista do governador Wilson Lima com o jornalista Ronaldo Tiradentes. Perguntado sobre a geração de renda, Wilson lembrou do gás, potássio e da concessão florestal. Eu acrescentaria o agronegócio familiar e empresarial que ele vem dando significativo apoio e com presença constante nos eventos do setor. O PIB mostra que o setor primário vem crescendo em nosso estado. Se tivéssemos agilidade na concessão da licença ambiental, não somente para multar, o crescimento certamente seria expressivo.

Como não conheço detalhes aprofundados do tema “CONCESSÃO FLORESTAL” mencionado pelo governador Wilson Lima, fui buscar informações com quem conhece, com especialistas, entre eles o professor doutor da UFAM, Sérgio Gonçalves.

Abaixo, transcrevo, a resposta que recebi do Dr. Sérgio Gonçalves.

Além do Sérgio, também conversei com outro grande amazonense com bom trânsito em Brasília. Me disse que vê com bons olhos a concessão florestal no Amazonas, mas é preciso ficar atento ao conteúdo do edital, e que nem o governo federal teve avanços expressivos nesse assunto.

Voltando ao conteúdo da opinião que recebi do Dr. Sérgio Gonçalves, chamou atenção o fato de ser de competência da ADS, que pertence ao Sistema SEPROR, a responsabilidade para tocar essa agenda.

Eis a íntegra da resposta que recebi do Dr. Sérgio Gonçalves….

“… A concessão florestal é um processo que o poder público concede, onerosamente, o direito a iniciativa privada de utilizar uma área pública (neste caso a Floresta de Maués) sob o regime de manejo florestal por determinado tempo (20-30 anos). O processo se dá por meio licitatório com base em um edital.
Esse processo ainda está bastante incipiente, pois faltam estudos técnicos para a área, inventário, logística, precificação da floresta, audiência pública, etc…mas para isso foi iniciado um processo de consultoria para esses levantamentos que servirão de base para o edital que o Governador se refere. Ainda é incerto o quantitativo de repartição de benefícios entre comunidades, município e governo e a necessidade de estruturação da ADS para tocar essa agenda.

A questão que colocas sobre os serviços ambientais é uma outra coisa.

Lembre-se que Concessão de Florestas é um negócio entre Poder Público e Iniciativa Privada em um longo prazo. Não existe espaço para achismos e amadorismo.

Nós, da Ufam,  entendemos as Concessões Florestais como um importante instrumento econômico para o desenvolvimento florestal no interior, por outro lado, o design de concessão precisa ser compatível com as características e peculiaridades do Amazonas. Nesse edital, quem queremos atrair ? Vamos resolver os problemas internos de produção florestal que está em queda livre ? Não basta um copiar e colar dos modelos do Pará e Rondônia.
Recentemente, no livro Diagnose e descrição setor florestal do Estado do Amazonas colaboramos com informações complementares ao modelo de concessão florestal para o Amazonas…”
Professor Dr. Sérgio Gonçalves
Obrigado amigo! Sua contribuição foi valiosa…
THOMAZ RURAL
Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Um comentário sobre “Prof. Dr. Sérgio Gonçalves opina sobre a CONCESSÃO FLORESTAL anunciada pelo governador Wilson Lima

  • Prof. Sergio é uma autoridade no assunto e deveria o Governo deveria chamá-lo para assessorar na elaboração desse modelo de concessão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: