Opinião do BLOG
Acompanhei a entrevista do governador Wilson Lima com o jornalista Ronaldo Tiradentes. Perguntado sobre a geração de renda, Wilson lembrou do gás, potássio e da concessão florestal. Eu acrescentaria o agronegócio familiar e empresarial que ele vem dando significativo apoio e com presença constante nos eventos do setor. O PIB mostra que o setor primário vem crescendo em nosso estado. Se tivéssemos agilidade na concessão da licença ambiental, não somente para multar, o crescimento certamente seria expressivo.
Como não conheço detalhes aprofundados do tema “CONCESSÃO FLORESTAL” mencionado pelo governador Wilson Lima, fui buscar informações com quem conhece, com especialistas, entre eles o professor doutor da UFAM, Sérgio Gonçalves.
Abaixo, transcrevo, a resposta que recebi do Dr. Sérgio Gonçalves.
Além do Sérgio, também conversei com outro grande amazonense com bom trânsito em Brasília. Me disse que vê com bons olhos a concessão florestal no Amazonas, mas é preciso ficar atento ao conteúdo do edital, e que nem o governo federal teve avanços expressivos nesse assunto.
Voltando ao conteúdo da opinião que recebi do Dr. Sérgio Gonçalves, chamou atenção o fato de ser de competência da ADS, que pertence ao Sistema SEPROR, a responsabilidade para tocar essa agenda.
Eis a íntegra da resposta que recebi do Dr. Sérgio Gonçalves….
A questão que colocas sobre os serviços ambientais é uma outra coisa.
Lembre-se que Concessão de Florestas é um negócio entre Poder Público e Iniciativa Privada em um longo prazo. Não existe espaço para achismos e amadorismo.
Um comentário sobre “Prof. Dr. Sérgio Gonçalves opina sobre a CONCESSÃO FLORESTAL anunciada pelo governador Wilson Lima”
Prof. Sergio é uma autoridade no assunto e deveria o Governo deveria chamá-lo para assessorar na elaboração desse modelo de concessão.