Opinião do BLOG
Abaixo, divulgo relatório extraído do site da Conab confirmando a baixíssima comercialização de milho através do Programa de Vendas em Balcão no Amazonas.
Em 15 dias (01 a 17/12/2019) a regional da Conab foi procurada por apenas 27 clientes/criadores rurais (média de menos de dois clientes por dia) e apenas 29 mil kg. Tem algo errado, e tá no preço!
O comentário baixo confirma, “…é mais barato comprar milho nas lojas atacadistas…” que ainda entregam e dão prazo.
Já falei outras vezes, volto a repetir, é preciso rever o preço praticado no Amazonas no Vendas em Balcão. É preciso ter subsídio ao Norte e Nordeste.
E nos leilões de milho, que também os criadores não estão acessando, é preciso ter subvenção/prêmio aos adquirentes, ou autorizar que a venda seja igual ao valor que vem sendo praticado nos leilões do milho estocado em Mato Grosso.
Agora, as vendas só voltam em janeiro. Espero que com valor mais acessível, ou então vai ter quebradeira na criação de animais no Amazonas.
Atualmente, os dois programas federais de abastecimento de milho estão sendo INEFICIENTES ao nosso estado.
Essa baixa venda não é só ruim aos criadores rurais, mas também à Conab, que tem custo para manter o estoque no Amazonas (tratamento fitossanitário, etc)
Abaixo, disponibilizo links de postagens sobre este assunto, assim como a lista dos criadores que compraram milho na Conab.
THOMAZ RURAL