Opinião do BLOG
A matéria postada no Portal ÀCRÍTICA (link abaixo) confirma o que, há anos, venho escrevendo neste BLOG e no JORNAL DO COMMERCIO.
Tudo que foi feito no passado em nosso estado, em termos de geração de renda, PRECISA SER REVISTO. Não somente o modelo concentrador de renda conhecido como PIM/ZFM. Tem miséria até onde concentrou renda, na capital.
No interior, também tem que REVER os poucos modelos de geração de renda que foram criados por ONG’s e, também, pelo poder público. Beneficiou poucos, pouquíssimos. Até desmatamento já está acontecendo dentro de áreas protegidas. Então, temos que mudar o discurso e a prática.
Não vou cansar de repetir, só o setor primário salva o Amazonas do caos total. Pela proximidade que tenho acompanhado do governo Wilson Lima do setor agropecuário nesses 10 meses iniciais de governo estou com as esperanças renovadas, mas algumas ações precisam acontecer no mais breve espaço de tempo. São elas:
- Dentro dos 20% permitidos pelo Código Florestal, adotar medidas que possam agilizar o LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Do jeito que tá vamos continuar patinando e exportando empreendedores para estados vizinhos. Repito, agilidade dentro da legalidade, nem poderia ser diferente;
- É urgente a necessidade de chamar os aprovados nos concursos do IDAM e da ADAF. Essa ação tem ligação direta com a SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL, assim como a SOBERANIA ALIMENTAR.
- Resolvido os itens 1 e 2, teremos maior acesso ao CRÉDITO RURAL e, também, às ações estruturantes contidas no Plano Safra;
Abaixo, transcrevo trechos da matéria do Portal ÀCRÍTICA contendo a manifestação do professor Henrique dos Santos Pereira:
“…Para o coordenador do Atlas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Amazonas, Henrique dos Santos Pereira, fora da capital a situação é ainda mais cruel. “Para a maioria dos 61 municípios, a situação de vulnerabilidade é ainda mais alarmante, muito em função da concentração da atividade econômica na Região Metropolitana de Manaus…”
“…eu penso que a situação dos municípios mais distantes de Manaus é ainda mais grave…”
“…O professor acredita que, para as populações rurais, os programas de apoio e fortalecimento da Agricultura Familiar são essenciais…”
THOMAZ RURAL



