Governo faz campanha para evitar uso do plástico, mas continua comprando e tem em estoque 1,4 milhão de sacaria de plástico

Opinião do BLOG

Há anos, vários atores do estado, e fora dele, defendem o uso de sacaria biodegradável no estoque público de milho em grão. Precisamente no Programa Vendas em Balcão. O motivo? Compras sustentáveis, preocupação com o meio ambiente. Só lamento que em todos esses anos não vi uma manifestação formal de órgãos públicos e privados que defendem a floresta em pé em prol do uso de sacos biodegradáveis. Partiu de mim, que sou contra a criação de novas áreas protegidas, a defesa da sustentabilidade no estoque público de milho pelo menos no Amazonas. 

Em 2013, a ideia foi aprovada pela diretoria da CONAB, mas até hoje não implementada. 

O Brasil tem um MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, e em diversos órgãos públicos, incluindo a CONAB (foto abaixo), existem campanhas para reduzir o uso de COPOS DESCARTÁVEIS, entre outras ações importantes de preservação ao meio ambiente.

CONTUDO, conforme quadro abaixo, o mesmo governo que faz campanha para evitar o COPO DESCARTÁVEL, só vem comprando SACARIA POLUENTE DE POLIPROPILENO para acondicionar o milho do Programa de Vendas em Balcão. Essa conta não tá fechando. Por um lado demonstra a correta preocupação com o plástico, com o meio ambiente. Do outro lado, continua comprando sacaria de plástico para usar no estoque público. Isso tem que mudar!

Abaixo, o estoque do Brasil no mês de setembro aponta 1.487.048 unidades de sacaria de plástico. No Amazonas, para ensacar as 2,4 mil toneladas de milho que estão chegando tem 45 mil unidades de sacaria de plástico poluente. 

Pergunto: Qual a razão do governo federal não realizar o projeto piloto de compra de sacaria biodegradável no Amazonas?  Seria um piloto para apenas 3% do estoque nacional. 

Eu não vou desistir de bater nessa tecla, temos que tentar comprar, se não for possível, se não aparecer fornecedor, quem sabe eu desista, mas deixar de fazer um piloto com apenas 3% do estoque nacional é muita falta de sensibilidade, ou melhor, de sustentabilidade.

Abaixo, o link da foto acima…

https://blog.conab.gov.br/category/sustentabilidade/page/4/

THOMAZ RURAL

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: