Opinião do BLOG
Não tenho conhecimento técnico sobre o DEFESO, apenas sei o que NÃO PODE PESCAR E EM QUAL PERÍODO. O cartaz é bem explicativo, objetivo, diz o que NÃO PODE.
Também respeito as instituições envolvidas com o assunto.
Contudo, ao longo de anos sempre tenho participado de vários fóruns que discutem o tema. Lembro, inclusive, de um histórico encontro que aconteceu no auditório lotado da SUFRAMA. Se a memória não estiver falhando, acho que o debate era pra tirar, ou não, o jaraqui da lista. Alias, não vi o JARAQUI na lista dos proibidos.
Também sei que o DEFESO já vem de MUITOS ANOS. Aí vem minhas perguntas, minhas considerações que gostaria, sinceramente, de ouvir a opinião dos amigos engenheiros de pesca que dominam o tema.
- Desde a criação do DEFESO já foi realizado trabalho/pesquisa científica para saber se, realmente, vem surtindo o efeito desejado?
- Não estou falando de achismo, mas de pesquisa científica;
- O que melhorou nas espécies protegidas?
- Aumentou a quantidade? Em quanto?
- Aumentou o tamanho? Em quanto?
Tenho certeza que meus amigos especialistas fariam muitos mais questionamentos, reflexões, mas, como já disse, não domino o tema.
Respeito o conhecimento tradicional dos pescadores, mas tenho curiosidade em saber se o DEFESO já foi avaliado cientificamente. Não tô falando do pagamento do benefício aos pescadores, mas das espécies protegidas.
THOMAZ RURAL