Vídeos mostram o escoamento da produção de melancia no interior do Amazonas

Opinião do BLOG

Essas vídeos foram feitos pelo Gilsomar na zona rural de Manacapuru, no Paraná do Periquito. Mostram o enorme esforço do agricultor familiar em produzir alimentos no Amazonas. Não é nada fácil, as imagens não deixam dúvidas.

Portanto, é sempre bom relembrar que os programas PAA (em todas as modalidades), PNAE (Lei 11.947/09) e PREME foram criados para esse público. Os dois primeiros são operados com recursos federais, o último é com recurso estadual. Acompanhei o nascimento de todos esses instrumentos, portanto, a ausência de licitação nos instrumentos citados é para beneficiar esse público, somente esse público.

Esse entrega foi para o PAA operado pelo Sistema SEPROR, ou seja, nenhuma ligação com o PAA da Conab, nem PNAE, nem PREME.

Em um dos vídeos, o produtor fala que “é assim que se carrega pirarucu no lago”, ou seja, nas costas. É justamente por esse motivo que o Amazonas vem defendendo a inclusão do pirarucu de manejo na PGPMBio para melhor remunerar esse enorme sacrifício do transporte nas costas, entre outros custos.

Os vídeos também mostram o uso de sacaria de plástico poluente na zona rural, que certamente serão descartadas na natureza quando não tiverem mais condições de uso. Portanto, é por esse motivo que defendemos, há 7 anos, o uso de sacaria biodegradável no estoque público de milho do Governo Federal.

Nosso IDAM sempre presente nas ações.

THOMAZ RURAL

 

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: