Opinião do BLOG
Já vi esse cenário de perto várias vezes, mas sempre fico impressionado quando assisto vídeos que deixam, evidente, a garra, determinação e a persistência do nosso produtor rural. Isso aconteceu, recentemente, na zona rural de Manacapuru, no Ajaratubinha.
É a colheita e escoamento da produção de melancia dos produtores Leôndidas, Raimundo e Gilsomar Sabino, Rogério Nóbrega, Andrei Nóbrega e Edimilson Lima.
Esse é o exemplo de público, exclusivo, do PREME, PAA e PNAE (dentro dos 30% da AF). Esse é o público que devemos lutar diariamente, esse é o público que os órgãos públicos das três esferas devem direcionar a atenção, total atenção. Esses três instrumentos foram idealizados pensando neles, somente neles, sem intermediários, sem atravessadores. As demais categorias de produtores rurais tem meios suficientes para articular a venda da produção no mercado privado.
O vídeo mostra todo o sacrifício que é produzir e COMERCIALIZAR no Amazonas.
Esse grupo, apesar do sacrifício, teve melhor sorte que outros, pois negociou a produção para Beruri e Manacapuru, com preços variando entre R$ 5 e 10 reais a unidade.
Segundo informações, eles estão credenciados junto ao PAA/SEPROR, o que deverá render melhor remuneração. Estão aguardando!
Contudo, é preciso avançar no beneficiamento da produção. Tenho certeza que o Wilson e o Petrucio, mesmo diante dor cortes e das limitações orçamentárias, até o final dos quatro anos, montarão essa estrutura de beneficiamento de produtos regionais na CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE IRANDUBA que foi abandonada nas gestões passadas.
THOMAZ RURAL
Assista ao vídeo…..
Um comentário sobre “Esse vídeo exemplifica o público do PREME, PAA e PNAE”
Realmente o produtor rural no Amazonas é um guerreiro. Os governos tem que olhar mais para esse público.