Sangria de seringueiras é tema de curso oferecido pela Embrapa Amazônia Ocidental
Com o objetivo de disponibilizar aos produtores do estado do Amazonas técnicas de exploração da seringueira, sobretudo sobre aspectos que envolvem a sangria, o preparo adequado das seringueiras e o tratamento correto a ser dado ao látex e a borracha produzida, a Embrapa Amazônia Ocidental promove o curso “Boas práticas na sangria de seringueiras”. A capacitação será realizada no dia 17 de outubro, na sede da instituição, em Manaus (AM), com início previsto para as 08 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://tinyurl.com/yxkzygb3. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (92) 3303-7941 / 3303-7832.
Ministrado pelos pesquisadores Everton Rabelo Cordeiro e Ronaldo Ribeiro de Morais, o objetivo da capacitação é atualizar agricultores e extrativistas sobre a importância da adoção de boas práticas no manejo e na sangria, possibilitando um melhor aproveitamento e o aumento da produtividade das famílias que exploram a atividade. Segundo Cordeiro, as boas práticas envolvem questões que vão desde os cuidados com a identificação correta e adequada das plantas a serem sangradas até a coleta e transporte do látex e da borracha produzidos. Além disso, também está relacionada aos tratos adequados dados às plantas, antes, durante e depois a realização da sangria, o uso adequado de estimulante e cuidados durante todo o processo.
De acordo com o pesquisador, a heveicultura é hoje pouco explorada no Amazonas, apesar de já ter sido a principal atividade econômica do estado. “O que há de exploração é a sangria das seringueiras como feita nos primórdios da atividade sendo a extração majoritariamente realizada na floresta e nas antigas estradas de seringueiras”. Mesmo assim tem importância como prática cultural e econômica para famílias de seringueiros, além de um papel para a conservação e manutenção da floresta. Por outro lado, existe uma demanda por borracha no Polo Industrial de Manaus, principalmente na fabricação de pneus. “O processo de fabricação de pneus é bastante exigente com a qualidade da borracha. Deste modo, o curso tem o objetivo de disponibilizar a estes produtores e demais interessados informações relevantes para garantir a qualidade da borracha que coletam”, ressalta o pesquisador.
Fernando Goss
Jornalista – Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amazônia Ocidental
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Manaus/AM
fernando.goss@embrapa.br
Telefone: +55 (92) 3303-7994/3303-7860
www.embrapa.br/amazonia-ocidental