Sancionada a LEI que vai viabilizar a inclusão do PIRARUCU na PGPMBio

Opinião do BLOG

O Diário Oficial da União  do último dia 08/10/2019 confirma a sanção do presidente Bolsonaro (Lei N. 13.881) abrindo o caminho para a inclusão do nosso PIRARUCU DE MANEJO na PGPMBio. A Conab/Matriz certamente já vem elaborando a proposta de preço mínimo a ser encaminhada ao Ministério da Agricultura. Uma luta de anos, iniciada por mim e por toda a equipe da regional do Amazonas e da MATRIZ.

Uma vitória construída por várias pessoas, difícil lembrar de TODAS, o que peço perdão se esquecer, mas não posso deixar de citar o ex-diretor da Conab, Silvio Porto (e sua equipe) e o analista Augusto, da Conab/Matriz. Lembro da primeira visita que o Augusto fez ao Amazonas. De lá pra cá não se desgrudou do nosso piraracu, de melhorar a renda dos nossos pescadores. Participou de vários eventos, lembro até de um que dividimos a apresentação. Esse caboclo é de uma sensibilidade incrível. Esse sim deveria ser reconhecido pela ALEAM. Nota dez Augusto!

A ex-deputada federal Conceição Sampaio, atendendo pleito da FAEA, OCB e FETRAGRI, não mediu esforços para mudar a legislação. Uma atuação exemplar da parlamentar no referido caso. Lamentei muito a sua não reeleição.

O senador Eduardo Braga, além de relator da matéria, fez uma ótima defesa da mudança na legislação que vai permitir a inclusão do pirarucu de manejo na PGPMBio.

O Leo, da OPAN, também foi fundamental nessa conquista. Os eventos construídos pela OPAN ajudou no debate e no convencimento dessa necessidade de melhorar a renda dos manejadores.

Vários engenheiros de pesca da SEPA/SEPROR também ajudaram nessa construção. O IBAMA também colaborou. A equipe do Guilherme na SFA/MAPA ajudou nessa caminhada. 

Bem, agora vamos acompanhar a tramitação do pedido de inclusão, verificar qual será o preço definido. Seja  qual for, já será um avanço, mas queria muito que fosse, no mínimo, igual ao custo de produção. Agora, é urgente a necessidade sentar CONAB e ESTADO (SEPROR e SEMA) para definir estratégias de ampliação dessa política em nosso estado. O apoio à PGPMBio faz parte do Plano Safra do Amazonas. Tem a política bem definida, tem recurso financeiro, portanto, não podemos continuar com o atual desempenho. Sem parceria não teremos avanços. 

Acima, imagem do governador Wilson visitando uma área de manejo do pirarucu em Carauari.

THOMAZ RURAL

 

 

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!
%d blogueiros gostam disto: