Se tem uma coisa boa que inventaram foi essa RETIRADA das ESPINHAS do PESCADO
Opinião do BLOG
Se tem uma coisa boa que inventaram nos últimos anos foi a retirada das espinhas em algumas espécies de peixe, entre elas, o tambaqui e a matrinxã. Quem me conhece sabe que sou fã de um churrasco BOVINO (fraldinha, maminha, picanha, bisteca, língua e por aí vai), mas confesso que aumentou, e muito, meu consumo de tambaqui e matrinxã SEM ESPINHA.
Muito boa a ideia do Leocy, e de sua equipe, em promover o CURSO de retirada de espinha durante a EXPOAGRO. As imagens, e o vídeo feito pelo Leocy, mostram que realmente foi um sucesso. Até queria aprender, mas levo jeito, fico apenas no consumo.
Outro grande amigo, pesquisador do INPA, o Nilson, profundo conhecedor do tema pescado, já me mostrou o quanto pode ser aproveitado das partes retiradas com as espinhas.
Enfim, é aquilo que já sabemos, temos potencial de sobra para ser o estado mais rico do MUNDO. E a EXPOAGRO é a vitrine para apresentarmos todo essa riqueza de oportunidades para gerar emprego e renda no Amazonas.
Torcer contra a EXPOAGRO, é torcer contra o SETOR PRIMÁRIO, é torcer contra os 350 mil PRODUTORES RURAIS, é torcer contra criar um novo modelo econômico para substituir o PIM/ZFM, torcer contra é manter metade da população passando fome.
A EXPOAGRO VOLTOU, e QUE NUNCA MAIS SEJA ESQUECIDA, porque recurso sempre teve, os “maus caminhos” mostraram que recurso SEMPRE TEVE, o que não teve foi carinho e prioridade com o SETOR que vem segurando a economia do BRASIL na crise. Felizmente o atual governo vem tendo esse carinho, sensibilidade e visão para iniciarmos a virada econômica do Amazonas.
Abaixo, matéria da assessoria de imprensa da SEPROR relatando esse CURSO.
THOMAZ RURAL
Com a participação de estudantes, profissionais da área de pesca e agronomia local, a Secretaria Estadual de Produção Rural do Estado Amazonas (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), realizou, na manhã d
esta sexta-feira (04/10), a primeira oficina de “Retirada de Espinha de Peixes Amazônicos”. O event
o ocorre durante a 41ª Feira de Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acon
tece desde a última quinta-feira (03/10), com diversos cursos, palestras, oficinas gratuitas para pessoas que tenham interesse em obter mais conhecimento em diversos seguimentos rurais no Amazonas. O secretário adjunto da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Leocy Cutrim, conta que este é um dos cursos mais solicitados, durante os eventos do órgão, sendo ministrado pela técnica de Recursos Pesqueiros, professora Nalva Santos. “Realizamos esta oficina para a sociedade civil, não somente para ensinar técnicas de como retirar espinhas, mas também para estimular a atividade de piscicultura e dar apoio ao empreendedor, tendo assim mais um serviço para vender nas feiras, bem como a prática em restaurantes e em casa”, destacou. Com duração de quatro horas, ainda de acordo com Cutrim, os participantes aprenderam a retirar partes do peixes sem espinha, como filés e costelinhas, além de boas práticas de higiene e cuidados com o pescado no manuseio. Participando pela primeira vez da oficina, a técnica agrícola Ana Cláudia, trouxe o filho Nicolas Weber, de apenas 15 anos, para juntos aprender as técnicas de retirada de espinha de peixe. “Fazia um tempo que queria aprender esse procedimento, pois tenho um sítio e isso poderá facilitar a minha vida lá, quando formos comer peixe. Trazer meu filho é uma forma de ensinar a ele desde cedo também uma maneira de se ganhar dinheiro trabalhando com piscicultura, além da nossa segurança pessoal para que não ocorra um acidente com espinhas durante nossa alimentação”, declarou. Os cursos promovidos pelo sistema Sepror seguem até amanhã. Neste sábado (05/10), das 9h às 12h ocorre novamente a oficina de Retirada de Espinha de peixes, promovido pela Sepa/Sepror na 41a Expoagro 2019. Para acompanhar a programação completa dos cursos e palestras da 41ª Expoagro 2019, basta acessar o site do sistema Sepror www.sepror.am.gov.br ou via redes sociais.
FOTOS: ISLÂNIA LIMA
CONTATO: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz (98121-6532).