Garantir a soberania alimentar é um dos objetivos da DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Opinião do BLOG

Agradeço o convite formulado pela FETRAGRI para participar do lançamento, no Amazonas, da Década da Agricultura Familiar. 

Merece reconhecimento a presença do secretário de produção rural, Petrucio Magalhães, da presidente do IDAM, Eda Oliva, da UFAM, botafoguense Clóvis, do vereador Elias Emanuel, e do Carlos Augusto, secretário da CONTAG.

Pelo que representa a AGRICULTURA FAMILIAR no Amazonas (algo em torno de 95%) penso que deveríamos ter tido a presença de mais gestores públicos do estado e do governo federal no lançamento.

Precisamos descer do palanque político, ir direto para a prática, pois já existem bons programas e políticas, com recursos disponíveis, um deles é a PGPMBio, que embora tenha R$ 14 milhões em caixa, no Amazonas só beneficiou QUATRO EXTRATIVISTAS desembolsando inaceitáveis R$ 3 mil reais. Por onde estava a Conab/AM que tem como missão o apoio à agricultura familiar? 

Não deu tempo de falar com o representante da CONTAG, o Augusto, que representa o Norte em nível nacional. Peço que ele dê uma checada na recente abertura para recebimento de propostas do PAA/FORMAÇÃO DE ESTOQUE. Pelo que li, tá quase que exclusivo ao NORDESTE. Isso não é justo com o Amazonas. Como já disse acima, temos agricultura familiar em grande número, graves problemas de capital de giro, e não ter o FORMAÇÃO DE ESTOQUE não é justo com o nosso estado, com o Norte. 

Parabéns Ejane! Parabéns Petrucio! Essa UNIÃO vem trazendo bons avanços ao Amazonas, um deles é o resgate da EXPOAGRO e a realização do lançamento da DÉCADA dentro da própria EXPOSIÇÃO.

Abaixo, textos da SEPROR e da FETRAGRI sobre esse evento.

THOMAZ RURAL

  • Fonte: SEPROR
  • Foto: Djalma Junior

Com apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado (Fettragri-Am), lançou nesta quinta-feira (03/10), durante a programação da 41ª Feira e Exposição Agropecuária do Estado do Amazonas (Expoagro) a Década da Agricultura Famíliar no Amazonas.

O evento, que reuniu autoridades e sociedade civil, tem por objetivo dar visibilidade e reconhecimento ao papel dos agricultores e agricultoras familiares, e instituir políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar. Além disso, almeja produzir mais alimentos para a soberania alimentar nutricional e promover o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Fonte/Texto: FETRAGRI

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado (Fettagri-Am), com apoio da SEPROR lançou nesta quinta-feira (03/10), durante a programação da 41ª Feira e Exposição Agropecuária do Estado do Amazonas (Expoagro) a Década da Agricultura Familiar no Amazonas. O evento, que reuniu autoridades e sociedade civil, tem por objetivo dar visibilidade e reconhecimento ao papel dos agricultores e agricultoras familiares, e instituir políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar. Além disso, almeja produzir mais alimentos para a soberania alimentar nutricional e promover o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

Para o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o espírito é de total integração, no intuito de sair das secretarias e conversar com os demais órgãos, em busca de parcerias para o setor primário. “Se a gente melhorar a agricultura familiar, conseguimos conservar a floresta, também a biodiversidade. É investindo no agricultor que nós vamos garantir a sustentabilidade. Eles, os agricultores familiares, são os maiores defensores da floresta”, destacou.

A Década da Agricultura Familiar foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de dezembro de 2017. Para a coordenação das ações, foi criado o Comitê Mundial de Planificação, em Roma, no qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) está envolvida nesse processo desde o princípio.

Para a presidente da FETRAGRI AM, Edjane Rodrigues, a Agricultura Familiar representa cerca de 330 mil postos de trabalho e contribui para o desenvolvimento econômico do Estado. “Investir na Agricultura é garantir a fixação das pessoas no interior e contribui para diminuir os conflitos sociais e violência na cidade” afirmou a presidente Edjane.

Para o secretário de Formação e Organização da Contag, Carlos Augusto, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sepror, em retomar a Expoagro é um ato que contribui com o objetivo do lançamento da Década.

“Esse evento converge com o que estamos propondo para o agricultor. Esta integração é um passo importante para a integração da agricultura familiar que existe aqui na Amazônia. Desejo que depois desse grande evento possamos dar prosseguimento a outros projetos, que só vão nos fortalecer e fortalecer a agricultura familiar” declarou.

Em 29 de maio de 2019, foi lançada oficialmente a Década da Agricultura Familiar e o seu Plano de Ação Global, em Roma. Na América Latina, o lançamento foi realizado no final de agosto, na República Dominicana.

 

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do nosso grupo no Whatsapp e seja o primeiro a receber as notícias do blog ThomazRural!