Opinião do BLOG
Achei bacana esse reconhecimento público do ex-secretário Aparecido falando sobre a recente conquista dos nossos criadores rurais em comprar milho e farelo de soja do Grupo AMAGGI. Como disse o Petrucio, é “vitória do setor agropecuário”.
Quem acompanha este blog sabe que sempre fiz essa cobrança dos governos passados, inclusive do Amazonino, onde o Aparecido era secretário. As vezes não sou compreendido com minhas cobranças que entendo ser construtivas, mas também sei reconhecer os acertos. Por exemplo, dois grandes acertos da gestão passada, amplamente reconhecidos neste espaço, foram os concursos do IDAM/ADAF e do apoio ao novo orçamento do Sistema SEPROR (para 3%) que, equivocadamente, a equipe econômica do atual governo reduziu por dois anos para 2,5%. Felizmente vai voltar, garantia do governador Wilson Lima.
A boa atitude do ex-secretário Aparecido deveria ser seguida pelos parlamentares de oposição, cobrar os erros com argumentos concretos/fundamentados, mas reconhecer os acertos. Aliás, postura sempre adotada pelo ex-deputado Luiz Castro, do qual sempre fui seu admirador.
Por fim, deixar claro que não houve mudança alguma por parte da receita federal, ou de outro órgão qualquer para o Grupo AMAGGI se comprometer a vender milho e farelo de soja aos criadores do Amazonas. O que houve foi uma grande articulação, iniciada pelo secretário Petrucio que encaminhou pleito formal ao Grupo AMAGGI, que uniu executivo (SFA/MAPA, entre outros), legislativo (Sinésio), entidades de classe (FAEA, OCB, FETRAGRI, Associação de Avicultura, entre outras) e produtores rurais junto ao Grupo AMAGGI que, finalmente, demonstrou sensibilidade e abriu as portas aos produtores locais.
Contudo, quero dizer ao ex-secretário Aparecido que isso foi apenas uma etapa conquistada, temos que conhecer as condições de venda, limites e preços para saber se, realmente, todas as categorias de criadores poderão ser atendidas. Minha primeira impressão é que os pequenos vão continuar dependendo da CONAB, que tá sem milho há 3 meses.
Por falar em milho, farelo de soja e na AAMA, tomei conhecimento de encontro na OAB-AM de uma recém criada Comissão para apoiar a agricultura familiar. Todo fórum criado para ajudar o setor primário é sempre importante, acredito que esse da OAB não será diferente. Quanto a pauta a que tive acesso, e como forma de contribuir, esclareço que o apoio para a criação de novas cooperativas pode e dever ser dado pela UNICAFES ou OCB. Quanto a identificação de ovos regionais, outro item da pauta, esclareço que, desde 2015, já existe um selo que identifica a produção regional de ovos (foto abaixo ou link)
THOMAZ RURAL