Opinião do BLOG
No último dia 10/09, a Câmara Setorial da Agroindústria, realizou mais um encontro. O secretário Petrucio esteve presente, e foi acompanhado de importantes técnicos do Sistema SEPROR (Washington, Willis, Sebastião, Anecilene e Ivo Calado).
A pauta indicava um relato do engenheiro de pesca, Ivo Calado, sobre algumas agroindústrias instaladas no interior que envolviam a cadeia produtiva do pescado. Ele voltou a defender a necessidade de levantamento para atualizar as agroindústrias que estão paradas, sem funcionamento. Lembrou dos portos (DNIT) construídos em alguns municípios com fábricas de gelo paradas.
Ivo destacou a importância das já lançadas chamadas públicas para as agroindústrias de Tabatinga e Santo Antonio do Icá. Lembrou também do frigorífico da Betânia, da necessidade do apoio à estocagem do pirarucu de manejo cuja safra está chegando. O secretário Petrucio complementou dizendo que essas chamadas públicas somente podem ser acessadas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
Por falar no Ivo Calado, hoje assessor do Leocy na SEPA/SEPROR, sempre gosto de destacar seu imprescindível apoio para que o governo federal, via Conab, incluísse o nosso peixe popular no instrumento de apoio à comercialização chamado de COMPRA DIRETA do PAA. Essa conquista foi publicada em Diário Oficial da UNIÃO, e foi utilizada na gestão do ex-superintendente Antonio Batista com aquisição e doação de pescado.
Como está hoje o Compra Direta do PAA, especialmente o do pescado popular que foi publicado em Diário Oficial? O que diz a CONAB?
Os nossos parlamentares, vereadores, deputados estaduais, federais e senadores precisam cobrar mais essa ação do Governo Federal, pois estamos chegando em nova safra, com desperdício e baixos preços, sendo esse instrumento estratégico para esses momentos.
Também sempre gosto de agradecer o apoio do Marco Antonio, ex-Conab/Matriz, do amigo engenheiro de pesca, Rigoberto, do Geraldo Bernardino, FAEA, Federações, Sindicatos, e da regional da Conab nessa conquista histórica ao setor.
Espero que esse instrumento volte a funcionar, não seja esquecido, pois sua conquista não foi tarefa fácil, e beneficia o pescador artesanal e o consumidor de baixa renda.
THOMAZ RURAL
2 comentários sobre “Ivo Calado destaca pontos importantes do PESCADO na Câmara Setorial da Agroindústria”
Obrigado, caro Thomas, pela referência do nosso nome .
inesquecivel….