Opinião do BLOG
Esses assuntos já fazem parte da pauta do secretário Petrucio, atual gestor do Sistema SEPROR, desde os
tempos em que comandava a OCB/AM. Ele sempre defendeu essas bandeiras. Agora, na SEPROR, intensificou a solução desses entraves.
Todas essas pautas pertencem ao Governo Federal, portanto, o momento ideal para o governador Wilson Lima defender esses assuntos no encontro com os ministros no dia de amanhã.
Só melhorando a vida econômica dos habitantes da floresta evitaremos o pior para a nossa região. Não tem outro caminho, só o da geração de emprego e renda.
As três pautas:
- Abastecimento de MILHO – O MAPA mostra que em Mato Grosso tem 711 mil toneladas de milho do estoque público. Esse mesmo mapa mostra que, no Amazonas, a CONAB tá com o estoque zerado há dois meses. Isso não pode continuar assim….
- Crédito Rural – O gráfico mostra que o crédito rural na Região Norte está bem abaixo das demais regiões. Sem crédito não tem produção, sem produção não tem renda, sem renda o destino da população é a fome, doença e violência;
- Extrativismo – os números da PGPMBio, política criada para os extrativistas, nos anos de 2018 e 2019 (dados abaixo), são inaceitáveis. Em 2019, a participação do Amazonas nessa política é menor do que 0,1% do valor que já foi aplicado em outros estados. O que diz a ministra Tereza? E o ministro do Meio Ambiente?
THOMAZ RURAL