Opinião do BLOG
Esse é um assunto que gosto de acompanhar por reconhecer a sua grande importância para melhorar a vida dos nossos produtores rurais, movimentar a economia do interior.
É lógico que devemos comemorar, e muito, mais essa conquista. Agora da IG Uarini.
Agora, temos sempre que manter no “radar” o valor que o produtor rural vem recebendo, seja na farinha uarini, peixe ornamental, guaraná de maués e, futuramente, o pirarucu de manejo.
Sem remunerar com dignidade o principal ator da cadeia produtiva não vamos evoluir, as IG’s tendem a fracassar. Isso é tudo que NÃO QUEREMOS.
Por exemplo, é inaceitável o preço que o Governo Federal, por meio Conab, fixou ao pirarucu de manejo. O que adianta falar em exportação pagando R$ 4,50 kg ao manejador. Aí só quem ganha é o empresário.
Por falar em peixe ornamental e em Conab, sugiro que o Fórum, diante da aprovação do PL da deputada Conceição Sampaio que altera a lei da subvenção federal para contemplar produtos de origem animal, reivindique ao governo federal (MAPA/CONAB) o levantamento do custo de produção dos pescadores do PEIXE ORNAMENTAL. Essa atividade é EXTRATIVISMO, tá dentro da PGPMBio, e certamente chegaremos a um valor pago pelos compradores que não cobre o custo de produção. Deve ser irrisório o valor que piabeiros recebem pela produção. Igual o que acontece com o extrativismo da piaçava.
Fica a dica, e parabéns a TODOS!
THOMAZ RURAL
Abaixo, matéria do Portal da Indústria sobre o assunto….
Famoso há tempos pela farinha, o município de Uarini, no interior do estado do Amazonas, recebeu, nesta terça-feira (27), um reconhecimento aguardado há mais de dois anos. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) entregou a certificação de “Uarini” como Indicação Geográfica para o produto farinha de mandioca, na modalidade de Indicação de Procedência. O reconhecimento da Indicação Geográfica passa a conferir proteção à farinha da região e beneficia os produtores, já que o uso do nome do produto passa a ser exclusivo deles. A delimitação geográfica da IG Uarini inclui os municípios de Uarini, Alvarães, Tefé e Maraã.