Opinião do BLOG
Muito boa a iniciativa da SEPROR, por meio da ADS, em distribuir aos seringueiros de Lábrea os kit’s sangrias que o governo estadual ainda tinham em estoque.
Tem indústrias instaladas em Manaus importando borracha de outros estados, isso precisa mudar.
Só que a Conab, empresa responsável em fazer chegar a subvenção federal ao seringueiro, não vem fazendo seu papel. Os números de 2018 (quadro abaixo) confirmam minha afirmativa. É inaceitável o governo federal admitir que uma excelente política federal de preço mínimo, com recursos disponíveis, só tenha beneficiado 192 extrativistas no ano passado, entre eles, apenas 119 seringueiros. Os parlamentares precisam cobrar explicações à regional da Conab/AM ou Conab/Matriz. Com a população do interior com bolso vazio ninguém segura desmatamento. O desempenho do Amazonas na PGPMBio é vergonhoso (quadro abaixo)
De parabéns o governo do estado, o Sistema SEPROR, por meio da ADS, em reiniciar ações que possam fortalecer a cadeia produtiva da borracha em nosso estado.
Reconheço que a ação é simples, pontual, mas é uma importante sinalização de preocupação com o homem do interior. Só não pode atrasar o pagamento da subvenção, fato que não deve ocorrer na administração Wilson Lima, pois recentemente deu sinais de que isso não acontecerá ao pagar anos de atraso aos juticultores.
Agora, é dar mais abrangência a essa iniciativa, e cobrar da Conab/AM que melhore o desempenho.
THOMAZ RURAL