Opinião do BLOG
Bem que a regional da Conab/AM poderia ajudar nesse bom momento da aprovação do PL no Senado Federal para anunciar o novo preço do PAA/CDS do pirarucu de manejo.
É só cumprir a RESOLUÇÃO 59, como fez a regional da Conab no estado da Paraíba. Dizer que tá esperando proposta externa é postergar a solução, pois a CONAB tem a OBRIGAÇÃO de seguir a RESOLUÇÃO 59 que, para produtos de origem animal, a pesquisa tem que ser feita em frigorífico com o SIM, SIE ou SIF.
Nem vou fazer comentário sobre a proposta, abaixo, apresentada pela Conab/AM em recente reunião na Catrapoa/AM. Fere totalmente a RESOLUÇÃO 59.
Pelo visto, tá difícil admitir que houve um
equívoco, mais difícil ainda tá sendo admitir que a solução é tão simples, ou seja, é só a Conab (e não os parceiros externos) fazer pesquisa de atacado nos frigoríficos que compram o pirarucu de manejo (aqui já inclui o preço pago ao manejador + todos os custos, inclusive de controle sanitário e qualidade) e fazer a média. É simples assim…
A matéria da OPAN mostrou que tem frigoríficos, inclusive coletou preço. Conheça, abaixo, os frigoríficos citados na matéria da OPAN. E a Conab? Não consegue fazer essa pesquisa nesses frigoríficos…
https://amazonianativa.org.br/um-banho-de-agua-fria-ao-manejo-de-pirarucu/
Acesse o link a seguir para ler a matéria no Jornal do Commercio….
Este espaço está à disposição da Conab/AM e Conab/MATRIZ.
THOMAZ RURAL




