Opinião do BLOG
Os dados abaixo foram extraídos ontem, dia 03/08/2019, às 11h17m, do site do Banco Central do Brasil. Eles se referem aos contratos do PRONAF AGROECOLOGIA em todo o território nacional de Janeiro a Dezembro do ano passado (2018). Será fácil perceber que o nosso AMAZONAS não aparece nessa lista.
Eu não consigo entender como o ESTADO MAIS PRESERVADO do planeta, com várias ONGs atuando no interior do Amazonas, com os agentes financeiros disponibilizando recursos (BB, BASA), NÃO conseguimos acessar sequer UM CENTAVO do Pronaf AGROECOLOGIA.
Tem alguma coisa errada nesse contexto. E certamente é a causa do IBGE ter apontado para metade da população na pobreza. É a causa de termos o município com o pior índice de desenvolvimento do país (Ipixuna) e de termos um alto índice de desnutrição, até mesmo em Parintins onde tem um festival que movimenta milhões anualmente. Fico imaginando a situação nos outros municípios do estado.
Em síntese, sem acesso ao crédito rural não AVANÇAREMOS.
Os 17 deputados estaduais, mais 5 ausentes, que votaram pelo corte de 0,5% do orçamento do setor primário precisam convocar a SEMA, SEPROR, BANCOS, ONGs, FETRAGRI, FAEA, UNICAFES, OCB, entidades ligadas pesca, PGE, MP, ACADEMIA, entre outros, pra desatar esse nó.
Antes, porém, esses parlamentares estaduais, com apoio dos federais, deveriam fazer uma visita ao Acre, Rondônia e Pará.
É urgente!
THOMAZ RURAL