Opinião do BLOG
Muito boa a iniciativa do governador Wilson Lima em procurar o Ministério da Agricultura para conhecer o pensamento do governo federal sobre o Terminal Pesqueiro de Manaus e, ao mesmo tempo, encontrar caminhos para colocar a estrutura a disposição do pescador, manejador, piscicultor, empresário, grupos formais e consumidores (pescado que passa por um entreposto com SIM, SIE e SIF atende a legislação sanitária e tem qualidade. Isso significa segurança alimentar ao consumidor)
Wilson foi acompanhado do secretário Petrucio e do deputado federal Átila Lins.
Como já disse acima, ótima a iniciativa do Wilson, Petrucio e do Átila. Espero que realmente evolua positivamente uma decisão sobre o TPM.
Contudo, diante de tantas audiências públicas em que participei para solucionar esse impasse (a última foi do ex-vereador, hoje deputado estadual Alvaro Campelo), diante de tudo a que tenho ciência dos problemas que envolvem aquela estrutura (são vários), acredito que os R$ 20 milhões investidos no local virou caso de justiça, de apurar responsabilidades, portanto, difícil colocar em funcionamento. Temos que ir atrás de um outro local e de outra fonte de recurso se quisermos um TPM na capital.
Espero, sinceramente, estar errado, pois é inaceitável essa novela não ter fim.
É do meu conhecimento o esforço do Guilherme, atual superintendente da SFA/MAPA/AM, do técnico Vinicius, da SFA/AM, e da equipe da SEPROR/SEPA, em fazer rodar aquela estrutura. É muito bom ver toda essa disposição, mas eu não acredito em solução diante de tudo que já se discutiu em torno do assunto.
No meu entendimento, se existe luz no fim do túnel passa, necessariamente, em paralisar tudo que ainda existe em funcionamento por lá, pois trocar o pneu do carro em andamento não é tarefa das mais fáceis.
Enfim, parabéns Wilson, Petrucio, Átila, Guilherme e a equipe da SEPA/SEPROR, comandada pelo Leocy, entidades representativas da pesca pela disposição em tentar corrigir os graves erros do passado com o TPM. Torço por voces, e que eu esteja completamente errado.
THOMAZ RURAL