Opinião do BLOG
Não conheço o Aldenor da Silva Ferreira pessoalmente, mas seu trabalho, extremamente fundamentado, merece ser lido por todos que defendem a cadeia produtiva da juta em nosso estado. Aldenor é Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados. Esse texto também contou com a participação do Alfredo Homma.
Amigo Aldenor, estamos vivendo um bom momento na atividade que tanto defendemos. Sei que voce acompanho este blog, portanto, deve saber que a subvenção atrasada foi paga pelo atual governo, e que já houve vencedor na licitação que pretende comprar 40 toneladas de sementes de malva no Pará.
Falta a Conab parar de enrolar e realizar o primeiro piloto para comprar sacaria de fibra para ensacar o milho do Programa Vendas em Balcão. Essa decisão de diretoria tem cinco anos e nunca foi colocada em prática. A Conab continua na contramão da sustentabilidade, optando por comprar sacos de plásticos no estado mais preservado do planeta. Tem quase dez meses que a Câmara Setorial do MAPA espera a Nota Técnica da Regional da Conab no Amazonas para saber se é contra ou favor do uso de sacaria biodegradável no estoque público. Segundo documento a que tive acesso recentemente a regional local optou por jogar a decisão para a matriz, ou seja, não apresentou a NT que afirmou estar sendo construída, e jogou a decisão para a matriz. Aliás, nem sei a razão de esperar tanto essa NT da Conab/AM, pois a feita pelo Ivo Naves, quando ainda estava na Conab, e que já foi apresentada ao TCU e CGU, já contém todas as justificativas.
Também falta a Conab atualizar o custo de produção das fibras no campo, na zona rural de Manacapuru. Pleito antigo sem atendimento até agora. Não acredito que não tenha recursos para passagem e diária por poucos dias.
Acesse o link abaixo para conhecer todo o trabalho do Aldenor Ferreria e Alfredo Homma.
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/10145
THOMAZ RURAL