Opinião do BLOG
Através de postagem do secretário Petrucio fiquei sabendo que o prefeito Bi Garcia e o Edy Albuquerque estiveram na SEPROR. Não sei o assunto que foi tratado, mas é sempre muito bom ter um prefeito visitando a secretaria que cuida do setor primário, do agricultor familiar, do produtor rural. Parintins, além de potencial, tem posição geográfica estratégica (próxima à Manaus e passagem ao Mundo) para escoar a produção. Parintins tem os três agentes financeiros que operam o crédito rural (BB, BASA e CAIXA), e brevemente uma COOPERATIVA DE CRÉDITO. Parintins tem uma Unidade da EMBRAPA. Tem um IDAM, se não for o ideal, é bem mais estruturado que em outros municípios. Tem o apoio da FAEA, da FETRAGRI, da OCB, portanto, tem obrigação de avançar na produção agropecuária. Conheço o prefeito, é inteligente, só falta priorizar de fato o setor agropecuário de Parintins. Essa visita de hoje pode ser um começo. Eu, se fosse o prefeito, já disse outras vezes, volto a repetir, com poucos reais ($$) eu resgataria a produção de fibras na região, nem precisaria do estado. Também disse ao vereador Telo e ao Lucivaldo quando, meses atrás, estiveram na SEPROR e eu ainda estava por lá. A CTC tá comprando matéria prima em Bangladesh, certamente compraria tudo que Parintins produzisse.
Sei que o Edy já esteve em Brasília, sei que falta pouco para Parintins seguir o caminho de Manacapuru e ter o PAA/MUNICIPAL. Basta uma visita do prefeito até o ex-MDS, hoje Cidadania, pra destravar esse programa que vai comprar produtos regionais de Parintins, e doar aos programas sociais da prefeitura. Tem melhor? Acho que não!
Nessa mesma visita tentar destravar o Restaurante Popular que pode receber os produtos do PAA/MUNICIPAL.
Acredito que a EXPOPIN, prevista para novembro, deve ter entrado em pauta. Se Deus permitir, esse ano apareço por lá.
Não tenho nada contra A ou B, apenas defendo o setor primário, o agronegócio familiar e empresarial como alternativa para acabar com o desemprego e a miséria no Amazonas.
THOMAZ RURAL