Sempre fico muito satisfeito quando vejo esse tipo de inauguração, ou seja, mais uma empresa recebendo o SIE da ADAF, integrante do Sistema SEPROR. É a segunda do setor de CARNES só este ANO. Existem 24 em todo o estado, mais 33 em andamento.
Esses frigoríficos poderiam ser parceiros dos pequenos pecuaristas no fornecimento ao PNAE, PAA e do PREME, pois todos esses programas foram criados para o produtor rural. Esses frigoríficos poderiam beneficiar a produção desses pecuaristas e, logicamente, cobrar dos produtores individuais, associações e cooperativas pelo serviço prestado. Resolve a questão sanitária corretamente exigida pelas compras públicas.
No PNAE e no PAA já é uma obrigatoriedade agir dessa forma, ou seja, o empresário é parceiro, e não fornecedor direto. Determinação dos órgãos de controle no âmbito federal. E o motivo é simples, não tem licitação no PAA e no PNAE desde que o público seja o detentor da DAP. O PREME nunca funcionou assim, mas deveria pensar nessa direção.
Enfim, temos 24 entrepostos sifados, e 33 em processo. Entendo que a FETRAGRI poderia abrir esse diálogo e, com isso, abrir esse mercado aos pequenos pecuaristas do nosso estado (somente onde tiver entreposto). Bom para o empresário que poderia tocar sua indústria em horário que não seja o habitual de produção para atender essa demanda específica. Ganha todo mundo!
Poderia ser igual para POLPAS, PEIXES....
SIE – Serviço Inspeção Estadual (pode vender o produto dentro do estado)
Fica a sugestão!
Votos de SUCESSO AO EMPRESÁRIO, e PARABÉNS AO SISTEMA SEPROR!
THOMAZ RURAL
Abaixo, matéria da assessoria de imprensa da ADAF……
Nesta quinta-feira (4), o Entreposto de Carnes LT, localizado na rua José Edno, no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus, recebeu o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), visando impulsionar mais a produção e a comercialização de produtos regionais, garantindo o consumo de carne de qualidade, inspecionada e a valorização do produto regional.“Essa é a valorização do produto regional. Essa empresa é amazonense, que está apostando no serviço de Inspeção Estadual, um entreposto de carne que vai beneficiar a produção local. Esse entreposto, a partir de hoje, está com a documentação sanitária adequada, com uma embalagem, um rótulo para que a população tenha conhecimento”, destacou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo. Este já é o segundo entreposto de carne certificado pela Adaf em 2019. Em maio, a autarquia certificou a Casa da Carne Otávio Ltda., situada na Cidade Nova, zona norte da capital. O empreendimento tem a capacidade de processar 5 mil quilos de carne por dia. A carne processada vem de abatedouros certificados em Manaus, oriundos de municípios do Amazonas, entre eles Apuí e Boca do Acre, regiões que significativamente representam a pecuária do Amazonas. Luiz Teixeira, empresário e responsável pelo o entreposto de carne, conta que sempre atuou no ramo e as orientações através dos técnicos da Adaf fez com que esse projeto fosse concluído em dois meses. “Conseguimos graças ao Estado, secretaria e Adaf e a minha família, que sempre foi do ramo. Agora podemos agregar valor e procurar atender o mercado local e adjacências com uma carne industrializada”, comentou Luiz Teixeira empresário e dono do Carnes LT.
Atualmente o Amazonas conta 24 entrepostos de carnes certificados com o SIE e 33 estão em processo para obtenção do selo de qualidade da Adaf.