Opinião do BLOG:
Hoje, no auditório da SEDUC, aconteceu mais um encontro do FÓRUM AMAZONENSE DE COMBATE AOS IMPACTOS dos AGROTÓXICOS. Foi nesse fórum que nasceu a primeira proposta do PAA com produtos orgânicos. Nesse fórum sempre se discutiu a ampliação do número de produtores com a comprovação de produto orgânico para que receba uma melhor remuneração nas compras públicas (acréscimo de 30%). Foi nesse fórum que iniciou a discussão para o PREME também comprar alimentos orgânicos para a alimentação escolar. Esse fórum é importante para debater a ampliação da PGPMBio no Amazonas. Portanto, é imprescindível a presença nessas reuniões mensais do FÓRUM dos órgãos públicos compradores de produtos regionais, ADS, Conab e outros órgãos federais que já executam o PAA/COMPRA INSTITUCIONAL. Na lista de presença a que tive acesso não identifiquei essas presenças.
Esse fórum também ajudou a pressionar o governo para a realização dos concursos do IDAM e ADAF, pleito antigo da FAEA, OCB e FETAGRI.
Esse fórum também é importante para o fortalecimento das políticas voltadas ao extrativista, pois ele não usa agrotóxico, mas não é remunerado como tal, ainda não recebe os 30% de acréscimo. Além disso, tem um preço mínimo fixado pelo governo federal que se limita ao custo de produção. Não pode ser assim. Esse debate deveria ser puxado pela FAS, FVA, CNS, entre outros, mas não estavam na reunião de hoje. Certamente estarão no próximo encontro. É quase sempre a última terça-feira de cada mês. Eu também não fui, errei. Aliás, já tem algum tempo que não vou, mas prometo que vou aparecer.
Vi no facebook que, domingo passado, no lançamento da Semana dos Orgânicos que aconteceu na Ponta Negra, o secretário Petrucio esteve presente, assim como a ADS, na pessoa do Heitor Liberato. O IDAM foi representado pelo Mario Ono. Muito Legal!
Hoje, no Amazonas, temos espaço para o crescimento da produção orgânica, assim como para a produção convencional atendendo todos os critérios da legislação.
THOMAZ RURAL