Opinião do BLOG:
Estamos na SEMANA dos Orgânicos, portanto, entendo que é o momento exato para encontrar caminhos para beneficiar o nosso extrativista com a PGPMBio, ou seja, ampliar o acesso à essa política que nasceu para beneficiar o povo que preservou a floresta ao mundo, que garante a saúde do planeta, e que não usa qualquer tipo de agrotóxico, defensivo agrícola ou veneno, como queiram chamar. O certo é que esses extrativistas não podem ficar de fora da PGPMBio, mas estão.
Aceitar, passivamente, o péssimo desempenho de 2018 é, no meu ponto de vista, tirar a esperança de quem preservou a floresta, é tirar a esperança de quem precisa ter um melhor rendimento.
Sempre tenho mostrado que o PREÇO de mercado está abaixo do MÍNIMO fixado pelo governo federal. Então, o extrativista precisa receber a diferença. O quadro, abaixo, divulgado pela Conab/Brasília mostra os números do Brasil e, nele, os do Amazonas. São eles:
- Será que só temos 119 seringueiros no Amazonas? Lógico que não…
- Será que só temos 17 extrativistas de buriti no Amazonas? Lógico que não…
- Será que só temos 20 piaçaveiros no Amazonas? Lógico que não…
- Será que só temos 12 extrativistas de açaí no Amazonas? Lógico que não…
- Será que só temos 24 extrativistas de andiroba no Amazonas? Lógico que não…
- Nós ainda temos milhares de extrativistas no Amazonas, então, não faz sentido esses números, não faz sentido algum somente 192. O próprio site da Conab divulga que os preços de venda estão abaixo do mínimo fixado pelo Governo Federal.
Sei que não é fácil operar essas políticas no gigante Amazonas, mas não debater esses números, não ter uma ampla discussão para encontrar um caminho para reverter esse quadro, não cobrar das ONGs um maior esforço na identificação desse público, entendo não ser justo com o cliente da PGPMBio: o extrativista. Deveria ter um mutirão nessa direção. A SEMANA DOS ORGÂNICOS poderia debater esse assunto, esse baixíssimo desempenho do Governo Federal.
Não podemos desperdiçar essa ótima política idealizada e criado no governo do PT, do presidente Lula/Dilma. Não sou do PT, mas não posso deixar de reconhecer essa boa ferramenta de apoio à comercialização que ainda não estamos sabendo aproveitar. Essa política tá completando 10 anos.
Esse desempenho NÃO pode continuar!
Veja, abaixo, os números da PGPMBio operados em 2018 divulgados pela CONAB/MATRIZ/BRASÍLIA.
THOMAZ RURAL