Opinião do BLOG:
Observei no site da Conab que o milho do Programa de Vendas em Balcão em nosso estado caiu 16%. Passou de R$ 0,93 kg para R$ 0,78 kg nesta primeira quinzena de JUNHO.
Essa redução certamente teve origem na análise mais aprofundada feita na regional do Amazonas que contou com o aval da matriz. Afirmo, pq vivi durante anos essa luta.
Já foi um avanço, nosso preço já está menor do que Roraima (0,82 kg), o que, no meu entendimento, o correto pelas razões já expostas em postagens anteriores.
Ainda não é o ideal, mas foi um importante passo. Penso que essa definição de preço ao Amazonas precisa de um diálogo institucional ouvindo criadores e entidades. Se for o caso, propor ajustes nos normativos, pois não faz sentido um estado preservado (97%), com metade na pobreza, com grandes entraves ambientais para produzir e só agora iniciando no agronegócio familiar e empresarial (foram anos de foco na Zona Franca de Manaus) pagar alto preço por um milho comprado com recursos públicos. Temos que ter tratamento diferenciado, ou então vamos desmatar (o que não queremos) para produzir grãos, como fizeram outros estados da federação.
THOMAZ RURAL