Opinião do BLOG:
No atual governo, a pesca e aquicultura, no âmbito do Sistema SEPROR, está sob o comando do engenheiro de pesca, Leocy Cutrim, que tem origem no SEBRAE. Leocy tem uma forte identidade com o setor, e tem seguido as orientações do secretário Petrucio, que comanda todo o SISTEMA. Através das reuniões do CONEPA, fórum criado para debater todas as atividades do setor pesqueiro e aquícola, o Leocy e sua equipe, que conta com a experiência de referências de décadas no setor, entre eles o Ivo Calado e Geraldo Bernardino (dois técnicos que aprendi a respeitar enquanto estava na Conab. Me ajudaram muito) vem colhendo contribuições e definindo estratégias de atuação para os quatro anos de mandato. Mais recentemente, precisamente no dia 6, o CONEPA decidiu criar um GT para tratar de um assunto delicado e que já se arrasta há anos. Estou falando do problemático Terminal Pesqueiro de Manaus que tanta falta faz ao pescador artesanal, manejador e piscicultor.
Já participei de dezenas de reuniões para encontrar um caminho para esse TERMINAL, mas nada evoluiu. Penso até que não tem mais solução diante dos inúmeros problemas de envolvem aquela estrutura, mas não posso deixar de torcer para que o GT encontre uma LUZ no fim do túnel para fazer com que os milhões investidos naquela obra tenham retorno ao setor pesqueiro.
No meu entendimento, até para que a solução seja definitivamente encontrada, aquele espaço (prédio e balsa) deveria ser lacrado, impedido de funcionar.
Essa novela do TPM não se resolve “com o carro andando”, ainda mais do jeito que está andando.
THOMAZ RURAL
Leia, abaixo, matérias produzidas pela assessoria de imprensa da SEPROR sobre as ações do SISTEMA no setor pesqueiro e aquícola.
A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) realizou, nesta segunda-feira (6/5), a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa), na sede da Secretaria, em Manaus. Durante a reunião foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com 13 conselheiros, que irão definir soluções para o Terminal Pesqueiro Público de Manaus. Foram ainda apresentadas e aprovadas a identidade visual do Conepa, as propostas de mudança do regimento interno do Conselho e a inclusão de novas entidades.
O titular da Sepror e presidente do Conepa, Petrucio Magalhães Junior, destacou a importância do Conselho na inclusão das atividades de pesca e aquicultura no Parque de Exposição Agropecuário do Amazonas, a ser inaugurado este ano.
“A grande conquista deste ano é a retomada do Parque de Exposição Agropecuário do Amazonas. A ideia não é apenas realizar a feira, mas manter esse parque ativo ao longo do ano, para que dessa forma contribua para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura no interior, por meio do Conepa”, afirmou Petrucio.
De acordo com o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Leocy Cutrim, o GT formado durante a reunião do Conepa visa abrir uma discussão sobre o Terminal Pesqueiro, dando apoio, suporte e buscando soluções. “Está prevista uma visita técnica com os conselheiros no Terminal Pesqueiro para ouvir as propostas de como deve ser o modelo de gestão do Terminal”, relatou Leocy.
Leocy lembrou que, em quatro meses, foram discutidas as principais pautas do setor, como a Lei da Aquicultura, o Terminal Pesqueiro de Manaus e atualização de Regimento Interno. “Os temas estão sendo discutidos de forma ampla e participativa sob a tutela do Conepa, tendo em vista a próxima reunião do Conselho, prevista para 15 de maio”, finalizou o secretário adjunto.
Estiveram presentes na reunião ainda 27 conselheiros de instituições e entidades para debater as mudanças e revisões no regimento interno do Conepa, após um ano em que o órgão permaneceu desativado. Entre elas se incluem Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea), Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas (Fepesca), Sindicato dos Engenheiros de Pesca (Sindpesca), Federação do Sindicato de Pesca do Estado do Amazonas (Fesipeam), Associação dos Engenheiros de Pesca (AEP), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Sindicato dos Armadores, Pescadores e Proprietários de Barco de Pesca do Estado do Amazonas (Sindarp), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Cooperativa de Pesca, Produção e Apoio a Agricultura Familiar do Estado do Amazonas (Coopafam), Associação Conservação da Vida Silvestre (WCS), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comercial Informal (Semacc), Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
FOTOS: Djalma Júnior / Sepror
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz
A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) realizou, nesta quarta-feira (15/05), a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (CONEPA), na sede do Sistema Sepror na cidade de Manaus.
Na ocasião foi aprovada na reunião, a nova ata do regimento interno e a reestruturação do quadro de instituições e entidades. Após isso, foi realizada a 1ª reunião do Grupo de Trabalho sobre o Terminal Pesqueiro Público de Manaus, cuja intenção é verificar os principais gargalos e elaborar propostas para o bom funcionamento do Terminal.