Merece reconhecimento essa atitude do Nailson Silva, secretário de produção rural de Manacapuru. Procurou informação, estudou, e foi até Brasília reivindicar o PAA/MUNICIPAL para o município de Manacapuru. O primeiro do Amazonas, depois de 15 anos.
Não vejo esse empenho na maioria expressiva dos prefeitos e vereadores em conhecerem as dezenas de programas federais que podem ajudar o interior do nosso estado. Observo, apenas, prefeitos peregrinando a “Compensa” se metendo nas indicações de gerentes das unidades locais do IDAM, mas incapazes de apoiar esse órgão chave na virada econômica do Amazonas. Isso tem que acabar. Esses prefeitos e vereadores deveriam estar nos corredores dos ministérios, em Brasília, fazendo o que o Nailson fez, estudando, se aprofundamento nos programas federais. Sugestão: Mergulhem somente no conteúdo do Plano Safra da Agricultura Familiar que já terão uma infinidade de alternativas para os municípios, mas não fazem.
Merece também meu reconhecimento e agradecimento a presença do amigo Muni, da FAEA, acompanhando o Nailson na visita ao ex-MDS, hoje CIDADANIA. Pra quem pensa que a FAEA só defende o grande empresário, quero dizer que a presença do Muni nesse encontro certamente fortaleceu o pleito do Nailson num programa que é voltado exclusivamente para o pequeno agricultor, aquele que tem DAP, e que chamo de integrante do agronegócio familiar. Valeu Muni, é essa UNIÃO que vai fazer um Amazonas diferente e independente do modelo PIM/ZFM.
Fico feliz em ter ajudado o Nailson nesse caminho. Lamento que outros municípios não tenham me ouvido.
É bom registrar que o Edy Albuquerque, de Parintins, também foi até o MDS no ano passado, e até já teve publicação no Diário Oficial da União. Em breve, será o segundo município a iniciar as entregas.
Sei que outros assessores de prefeitos também se interessaram, mas o chefe do executivo municipal nem ligou.