Essa foi a pergunta feita pelo meu amigo deputado estadual Dermilson Chagas na tribuna da ALEAM em razão de nova cheia que atinge o nosso estado. Que bom o Dermilson ter tocado nesse assunto.
Infelizmente Dermilson, nem Omar, nem Melo, nem David, nem Amazonino assinaram o termo de adesão ao Programa Garantia Safra do Governo Federal. Esse descaso vai deixar nossos ribeirinhos sem receber os R$ 850 reais desse programa. E nossos prefeitos sequer sabem o que é Garantia Safra, os interesses são outros, e nossos produtores não estão entre as prioridades.
Infelizmente, nem Omar, nem Melo, nem David, nem Amazonino deram andamento ao ZEE e ao ZARC. Com isso, os poucos produtores que acessaram o crédito rural não poderão ser beneficiados com algum tipo de seguro rural.
Apelar para liberar crédito via AFEAM, BASA, CAIXA ou BB nesse momento é alimentar a inadimplência dos nossos produtores. O que já era difícil, pode piorar ainda mais. É só lembrar a mega operação de crédito que foi feita na última grande enchente e checar como está o índice de inadimplência dessa operação.
Um estado que não tem o Garantia Safra, não tem Seguro Rural, não tem ZEE, não tem ZARC por puro descaso dos seus últimos governadores com o interior muito pouco ou quase nada pode ser feito pelos agricultores atingidos novamente pelas cheias.
Espero que eu esteja errado, mas a saída deverá ser a mesma dos últimos anos, comprar alimentos, água, colchões, filtros de água e distribuir pelo interior. Eu queria outra saída, e sei que o Dermilson também.
Espero que no atual governo possamos ter avanços nos itens acima mencionados…
https://www.facebook.com/DermilsonChagasoficial/videos/617021525402778/