19/03 ›› Programa de agricultura indígena é ampliado no Amazonas
Foto: Chico Batata
19/03/2013 – Gecom
A partir deste ano, o Governo do Amazonas vai ampliar para mais 23 municípios, as ações do programa “Agricultura Indígena”, que oferece apoio com a doação de implementos, sementes, assistência técnica e crédito financeiro para a população de índios. “É uma orientação do governador Omar Aziz, que lançou o Amazonas Rural com uma linha específica para os nossos irmãos indígenas. Vamos ajudá-los a produzir, gerar emprego e renda e contribuir para a economia do Estado”, afirmou o governador em exercício, José Melo.
Com a expansão, a meta é que o programa alcance 3.439 famílias de indígenas, totalizando 34 municípios. Nesta segunda-feira (18), José Melo e o secretário estadual de Produção Rural, Eron Bezerra, entregaram implementos agrícolas para indígenas das etnias Tariano, Baré, Baniwa, Munduruku, Mura, Sataré-Mawé, Tikuna e Marubo dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Borba, Nova Olinda do Norte e Maués.
Ao todo, indígenas de oito municípios foram contemplados com botes de alumínio, motores de popa e motos para auxiliar as famílias no cultivo da terra. “O Amazonas tem a maior concentração de indígenas do Brasil. São mais de 60 etnias espalhadas no nosso Estado. A ideia é dar oportunidades não só para os irmãos indígenas, mas à população do interior, para que tenha como produzir, trabalhar e sustentar a família no lugar onde moram, sem precisar vir para Manaus”, frisou José Melo.
Foto: Chico Batata
Este ano serão 16 técnicos agrícolas fazendo o trabalho de orientação das famílias no processo de cultivo e comercialização. O acompanhamento é feito respeitando as particularidades de cada etnia.